Campo Grande (MS) – O 16º Festival América do Sul Pantanal também é aprendizado cultural. As oficinas culturais promovidas durante o evento trazem a discussão e a troca cultural entre os povos da América do Sul. Nesta edição o público vai poder participar de oficinas sobre audiovisual, videodança, cultura Hip Hop, Imersão DRAG e vivência nas técnicas de caricatura. Acompanhe mais informações sobre as oficinas a seguir. As inscrições poderão ser feitas através dos links abaixo:
Curso de Audiovisual
Inscrições: 11 a 22 de maio no link https://forms.gle/giB5fR1ZLPkKS6v48
Ministrante: Marcelo Lin, Rodrigo Meireles e Marco Antônio Pereira (MG)
Sinopse: Está oficina será ministrada pela produtora ABDUÇÃO FILMES que é formada por Marcelo Lin de Belo Horizonte, Marco Antônio Pereira de Cordisburgo e Rodrigo Meireles de Conselheiro Lafaiete. Juntos participaram de vários festivais e ganharam vários prêmios como: Melhor curta do Júri Popular em Tiradentes, 5 Kikitos em Gramado, exibição na sessão oficial de Berlim (Berlinale) e receberam o Prêmio Canal Brasil na Mostra de Cinema de Tiradentes 2021.
O curso pretende abordar conceitos, processos e diferentes tipos de dispositivos para a realização audiovisual. Durante os encontros formativos, vamos entender as etapas de elaboração de um roteiro, qual é o papel do diretor no cinema, como funciona o departamento de produção, O que é fotografia no audiovisual e como operar câmera e tipos de lentes, iremos entender e aprender sobre a captação e edição de áudio em um set de cinema e todas as etapas de edição de imagens e pós-produção.
Para além do entendimento prático, técnico e artístico, um dos objetivos deste curso é ampliar o entendimento e as possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Vamos conhecer as demandas e etapas da rotina de prestação de serviços em agências de marketing, publicidade, produtoras de vídeo clipe, produção para televisão, cinema e criação de conteúdos diversos para internet.
Com esta metodologia, construiremos um entendimento do panorama da cadeia audiovisual e assim os participantes irão vivenciar um processo de produção audiovisual completo. Da elaboração das primeiras ideias para construção do roteiro até as etapas de pré-produção, produção e finalização dos filmes.
Data de realização: 25 a 29 de maio (Aula Bônus On-line de 20 a 24 de maio; o link com a sala de aula virtual será enviado aos participantes por e-mail)
Horário: 8h às 22h
Carga Horária: 40h
Local: Moinho Cultural
Número de Vagas: 15
Público Alvo: interessados em dança e audiovisual com no mínimo 15 anos de idade.
Material do Aluno: Bloco e caneta para anotação, garrafinha para água e lanche.
Mais informações: whatsapp 6799253-5955 – Lidiane Lima
Oficina “CorpoMobile”
‘Inscrições: 11 a 22 de maio no link https://forms.gle/g7hJ8HSnbLCHewR66
Ministrante: Adovale Dias (PE)
Sinopse: A oficina é uma proposta transdisciplinar entre audiovisual e dança idealizada pela artista pernambucana Adovale Dias com o intuito de instruir, difundir e preparar novos realizadores na linguagem da videodança utilizando o celular como plataforma de captação de imagem e edição.
Data de realização: 25 a 28 de maio
Horário: 18 às 21h
Carga Horária: 12h
Local: Oficina de Dança (Rua Antônio João, 136 – Centro)
Número de Vagas: 30
Público Alvo: interessados em dança e audiovisual com no mínimo 15 anos de idade.
Material do Aluno: Levar um celular ou tablet
Mais informações: whatsapp 6799253-5955 – Lidiane Lima
Oficina de MC’s 360°
Inscrições: 11 a 22 de maio no link https://forms.gle/MK83oqAKVh9nPQzZ7
Ministrante: Arkano (SP)
Sinopse: A oficina é ministrada pelo rapper Arkano que atua na cultura Hip Hop a mais de 20 anos, desenvolvendo múltiplas funções como a de mc, arte educador, empreendedor, roteirista, beatmaker, produtor e gestor cultural. A oficina tem como objetivo compartilhar experiências, vivências e saberes com os artistas de Hip Hop, que buscam ter mais conhecimento sobre gestão de carreira, estratégias para a captação de recursos, empreendedorismo cultural, economia criativa, produção e gestão cultural.
Data de realização: 25 a 27 de maio
Horário: das 18h às 22h
Carga Horária: 14h
Local: Praça Ceu (Rua Mal. Deodoro, 2185 – Popular Nova)
Número de Vagas: 25
Público Alvo: a partir de 14 anos
Material do Aluno: bloco de papel e caneta para anotações
Mais informações: whatsapp 6799253-5955 – Lidiane Lima
Imersão DRAG com Sheyla Müller
Inscrições: 11 a 22 de maio no link https://forms.gle/q1SPtxRPPnokMaWP7
Ministrante: Sheyla Müller (SP)
Sinopse: Em 2010, o ator e palhaço Zecarlos Gomes, com sua persona drag Sheyla Müller, criou o Drag Queen Curso (DQC), uma vivência que estimula os participantes na criação de suas próprias divas através do teatro, dança e maquiagem, discutindo e refletindo sobre a heteronormatividade tóxica e suas consequências, promovendo o despertar individual da arte drag queen. Um processo de afeto e reconhecimento de si, para todes!
Data de realização: 25 e 26 de maio
Horário: das 18h às 22h
Carga Horária: 8h
Local: Oficina de Dança (Rua Antônio João, 136 – Centro)
Número de Vagas: 15
Público Alvo: a partir de 18 anos
Material do Aluno: será fornecido pelo evento
Mais informações: whatsapp 67 99677-0172 Márcio Kalango ou 6799253-5955 – Lidiane Lima
Troca de experiência em videodança
Inscrições: 11 a 22 de maio no link https://forms.gle/4rED6dSUn2FZGZ9n7
Ministrante: Maria Eugenia (SP)
Sinopse: Maria Eugênia, artista dança de SP, enfrentou o período de confinamento pandêmico produzindo lives, registros de dança e videodança, tendo como cenário o sertão pernambucano. Fazendo, Maria Eugenia desenvolveu modos e olhares que resultaram em conteúdos que hoje compõem o feed das suas redes sociais.
Assim, a artista traz para Corumbá uma proposta de troca de experiências na produção de conteúdos de audiovisual que utilizará do cenário do Rio Paraguai como parte dos estudos da relação corpo-câmera e videodança.
Data de realização: 29 de maio
Horário: 14h
Carga Horária: 4 horas
Local: Moinho Cultural
Número de Vagas: 20
Público Alvo: interessados em dança e audiovisual com no mínimo 15 anos de idade.
Material do Aluno: Levar qualquer dispositivo de gravação de vídeo e qualquer equipamento de apoio a gravação que tiver (tripé, monopé ou estabilizadores)
Dúvidas e informações: nucleodedancafcms@gmail.com – Franciella Cavalheri
Palestra e vivência: Ícones 100 ANOS de 1922
- Inscrição no local 15 min antes do evento
Ministrante: Luiz Carlos Fernandes (SP)
Local: auditório do IFMS, Campus Corumbá (Rua Pedro de Medeiros, Bairro Popular Velha, 941)
Horário: 18h30
Classificação: livre
Duração: 80 minutos
Sinopse: No auditório do campus o premiado artista Luiz Carlos Fernandes, paulista de Avaré, nascido em 1959, apresentará ao público do festival um bate papo com entrada livre onde o mesmo falará sobre suas experiências em jornais e como ilustrador de livros didáticos, também como escultor, o que ele pensa sobre a arte e proporcionará uma vivência nas técnicas de caricatura e seus processos artísticos.
Texto: Gisele Colombo