O Festival

17º Festival América do Sul – FAS

9 a 12 de novembro de 2023

Coração Latino:

“Pegadas Culturais que integram a América do Sul”

 

Mato Grosso do Sul, possui características que o distinguem dos demais estados brasileiros. Único da nação a fazer divisa com cinco outros estados (Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná) e mais dois Países (Bolívia e Paraguai). Ao se refletir sobre sua formação histórica, é importante observar as diversas matrizes culturais; latino-guarani, africana, europeia e asiática e sua contribuição para a formação da malha cultural, plural e diversificada existente em MS que é também possuidora de várias especificidades. Pensar e falar sobre esse estado, traz à tona memórias das diversas correntes migratórias responsáveis pelo caldeamento cultural registrado em Mato Grosso do Sul. Essa construção histórica, originou uma diversidade socioeconômica, cultural e também ambiental, presente até a atualidade.

As terras sul-mato-grossenses foram palcos de acontecimentos importantes na história do Brasil, da América Latina e do mundo. A construção do Forte Coimbra, a Guerra do Paraguai (1864-1870), a Retirada da Laguna, a Retomada de Corumbá e Miranda, são episódios da história humana que marcaram indelevelmente a história do Estado e merecem estudo e atenção.

No momento em que nos preparamos para realizar mais uma edição do Festival América do Sul, na cidade de Corumbá; e, preocupados em oportunizar um espaço de discussão em torno de assuntos que envolvam a integração e a troca de conhecimentos por meio de expressões artísticas e culturais, com os países sul-americanos, redirecionamos os olhares chamando a atenção para a história, para o meio ambiente e de forma geral para a sociedade, buscando formas sustentáveis de aproximação do homem com a natureza em suas diversas práticas culturais, presentes em Mato Grosso do Sul, no Brasil e na América Latina de forma geral.

Com fronteiras secas e caudalosas, que nos levam aos países latinos, entendemos que os rios que dividem geograficamente as nações, as culturas e as pessoas, são os mesmos, que unem, que abraçam, que entrelaçam e que respeitam as diferenças. Assim, o local, incorpora também uma fronteira, com singularidades que agregam formas e linguagens sociais e artísticas, oriundas dos países da América do Sul.

Na busca de um mundo melhor, mais justo e de pessoas vivendo com equidade social, cultura e ações a fim, que visam promover o ser humano em sua plenitude, tornam-se imprescindíveis para o bem-estar de todas as nações, no mundo.  Nos quatro dias de festival, Corumbá, Mato Grosso do Sul, Brasil e boa parte da América Latina, em meio a biodiversidade pantaneira, juntos, terão a oportunidade de respirar e pulsar ARTE, CULTURA, HISTÓRIA, ESPORTE, TURISMO e CIDADANIA, gerando integração, troca de conhecimento e valorização do potencial humano com sustentabilidade econômica e social, chamando a atenção para o respeito e cuidado com a natureza e com o meio em que vivem. Nossa contribuição ao Planeta Terra!

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.