No último dia do Festival América do Sul (12), os instrumentistas Alejandro e Rodrigo Huanca se apresentaram no Palco do Porto, levando toda a cultura da música boliviana para seus conterrâneos que moram em Corumbá.
Ao som do charango, instrumento de cordas da cultura boliviana, os músicos agitaram a plateia com composições próprias, além de apresentarem um repertório variado, com sucessos que iam de Leonard Cohen até Mercedita e Trem do Pantanal, dos compositores Geraldo Roca e Paulo Simões.
“Muita alegria, muita emoção de compartilhar o som da Bolívia e de expandir as fronteiras do charango. É nossa primeira vez aqui na cidade e viemos mostrar a variedade de ritmos que existe no nosso país e a variedade de músicas que podem ser interpretadas no charango”, relatou Alejandro sobre seu sentimento de se apresentar no FAS 2023.
Pablo Rodríguez, do Sucre, e Winy Torrico, da região do Chaco Boliviano, são atores que também se apresentaram no Festival América do Sul, com a peça de teatro Assassinado no Besito Night Club. Eles estavam presentes na plateia e deram um show à parte com seus passos de danças típicas da Bolívia. Ambos estavam tão animados com os belos acordes do charango de Alejandro e o violão de Rodrigo, que até interromperam a entrevista para bailar novamente.
Pablo Rodriguez contou sobre a impressão que teve do FAS. “Eu acho que é o momento de nos reencontrarmos com todos os irmãos e irmãs da região da América Latina e que isso significa muito para nós porque também podemos conhecer e intercambiar as culturas com as diferentes partes que conformamos esta hermosa região”, finalizou o ator.
Confira a galeria de fotos em https://www.festivalamericadosul.ms.gov.br/alejandro-e-rodrigo-huanca-bol-palco-do-porto/
João Pedro Flores, Ascom FAS 2023
Fotos: Elias Campos