A cidade de Corumbá será palco, entre os dias 26 e 29 de maio, de uma extensa programação cultural no 16º Festival América do Sul Pantanal (FASP). Além de dança, música, teatro, artes visuais, um dos destaques será o artesanato. No Estado, possui um rico papel na expressão da cultura com as mais diversas técnicas e matérias primas. O Festival tem uma vasta programação voltada para o artesanato que inclui as exposições, que acontecerão no Pavilhão dos Países, e as oficinas que serão ministradas em diversos locais nas cidades de Corumbá e Ladário.
O Pavilhão dos Países, que estará localizado na Praça Generoso Ponce, no centro de Corumbá, irá receber diversos criadores com expositores compostos por inúmeras peças que traduzem a essência sul-mato-grossense, como o Pantanal, populações indígenas, o intercâmbio cultural proporcionado pelas fronteiras e também o movimento migratório de várias partes do Brasil e do mundo. Estarão presentes no Pavilhão, as seguintes associações classistas de artesanato: AMI, ARTEMS, API, FENARTE, SINART, UNEART, PROART E AACCGMS.
No mesmo espaço, o FASP irá receber criadores de outros países sul-americanos. Dentre eles, Héctor Hernán Lira da Argentina, Veronica Velasco da Bolívia, Carolina Laínez e Víctor Alfaro Rivera do Chile, Ana Tulia Miticanoy e Edilson Tanigama Nacavera da Colômbia, Adrián Morinigo e Amada Guillen do Paraguai, Elvia Paucar do Peru, María de Castro e Lúcia Queirolo do Uruguai e Luís Alberto Vivas da Venezuela. A presença desses criadores vem fortalecer e disseminar a cultura latino-americana que estará presente em todos os dias do Festival, nas diversas manifestações culturais.
Já as oficinas proporcionam um momento em que os participantes terão oportunidade de prestigiar e aprender com grandes criadores. Serão oferecidas: modelagem em biscuit de bichos do pantanal, modelagem em argila dos casarios de Corumbá, design para a Associação de Mulheres de Fibra de Ladário e oficina internacional de brinquedos artesanais em madeira. Também há programação nas escolas, com oficinas de cerâmica terena e de souvenir de viola de cocho.
Para mais informações sobre as inscrições, horários e locais, acesse: https://www.festivalamericadosul.ms.gov.br/oficinas/
A programação completa voltada para o artesanato do FASP 2022, pode ser conferida aqui. Acompanhe também no Instagram.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO FASP 2022
Texto: Bianka Macário