O 17ª Festival América do Sul trouxe a inédita Catedral Erudita, que tem como objetivo levar música clássica para dentro das igrejas. Na manhã deste sábado (11), as apresentações ficaram por conta da Orquestra Indígena e da Orquestra de Câmara de Santa Cruz (BOL).
O primeiro grupo a se apresentar foi a Orquestra Indígena, que cultuou músicas do cancioneiro brasileiro, tradicional indígena e do Pantanal sul-mato-grossense, entre elas “Trem do Pantanal”. Ao longo da apresentação, o grupo seguiu a proposta de representar o Brasil como um todo, tocando Trem do Pantanal, para ilustrar a imagem de Mato Grosso do Sul; Uirapuru, da Amazônia; afro-samba, do Sudeste; e encerrando com a famosa canção nordestina Asa Branca, de Luiz Gonzaga.
Em seguida, subiu ao palco da Catedral de Nossa Senhora da Candelária a Orquestra de Câmara Missionária de Santa Cruz de la Sierra, dos nossos irmãos fronteiriços, sob a direção de Stanislao Cuñanchiro Pedra. O maestro expressou sua felicidade e do grupo em se apresentar pela primeira vez no Festival América do Sul.
“Estamos realmente contentes. É a primeira vez de alguns garotos no concerto. Eles gostaram bastante de estar aqui. Nós tentamos difundir um pouco a arte e dizer que se não tivesse arte, onde estariam os filhos agora? E o que nós queremos é difundir isso, tratar de atrair mais jovens e mais crianças a fazer esta arte que é a música”, relatou o maestro após grande apresentação.
A senhora Galáxia Arteaga foi acompanhar sua filha Joana, que faz parte da Câmara de Santa Cruz, e disse adorar o que o festival proporcionou. “Eu gostei bastante. É muita variedade. Muitos países são convidados aqui e gostei de ver a cultura tão diferente que tem em todos os países”, disse a senhora com brilhos nos olhos, cheia de orgulho da pequena Joana. No gran finale, as duas orquestras se juntaram para tocar a última música e finalizarem mais um dia da Catedral Erudita.
Serviço
No domingo (12), último dia do Festival América do Sul, as apresentações na Catedral Erudita começam às 9 horas. As orquestras que irão se apresentar serão Coro Lírico Cantarte, Orquestra Sinfônica de Campo Grande e Papi Galan -Trio de Harpas de Assunção.
A Catedral de Nossa Senhora da Candelária está localizada na Praça da República, 2160, no Centro de Corumbá.
João Pedro Flores, Ascom FAS 2023
Fotos: Elias Campos
Galeria de imagens disponível no site: https://www.festivalamericadosul.ms.gov.br/catedral-erudita/nggallery/page/1?q=/catedral-erudita/nggallery&