Cultura de Rua
INTERVENÇÃO COM GRAFFITI
Local: Centro de Corumbá
Sinopse: Graffiti coletivo idealizado e produzido pelos artistas de Corumbá: Rude, Primo, Giu e Digo. A proposta é promover a integração entre arte urbana e patrimônio cultural local.
Artes Visuais
EXPOSIÇÃO – ÍCONES 100 ANOS DE 1922
LUIZ CARLOS FERNANDES (SP)
Local: Porto Geral
Calçadão em frente ao MUHPAN
Sinopse: O premiado chargista Luiz Carlos Fernandes, paulista de Avaré, nascido em 1959, apresentará ao público do festival os ícones de 1922 com 10 caricaturas em grande dimensão produzidas pelo artista, com curadoria da gestora do núcleo de artes da FCMS, Marilena Grolli e todas estarão expostas na área externa no calçadão em frente ao MUHPAN. Dentre os prêmios do artista destacamos: Em 1997 ganhou o prêmio HQmix de “Melhor ilustração infantil” com a coleção do Castelo Rá-Tim-Bum e de “Melhor caricaturista do Brasil”em 2009. Acumulou mais de 70 prêmios, no Brasil e exterior, entre eles o World Press Cartoon.
7h30
Exposição Literária
A CASA BAÍS
FÁBIO QUILL (MS)
Local: MUHPAN
Rua Manoel Cavassa, 275 – Centro
Sinopse: A exposição tem objetivo de apresentar ao público o Processo de Criação da obra “A Casa Baís” através de originais, esboços, rascunhos de textos, roteiro e extras (artes não inclusas na hq,teste de cor, técnica usada para simular a imagem de um jornal antigo) com utilização de mídia online acessadas através de QRCode conteúdo áudio explicativo em segmentos da exposição.
9h/22h
Povos Indígenas
TENDA DOS SABERES INDÍGENAS
Local: Praça Generoso Ponce
Av. Gen. Rondon – Centro
9h
Dança
CABEÇÃO PELO MUNDO
MARIA EUGENIA (SP)
Classificação: Livre
Duração: 40 min
Local: Feira Livre
Rua Ladário com Rua General Rondon
Sinopse: Esse personagem foi inspirado na tradição “Cabeçudos” da cidade de São Caetano de Odivelas (PA).
Ficha Técnica: Manipulação: Maria Eugenia Tita / Concepção Cênica: Antonio Nóbrega e Rosane Almeida / Artista Plástico: Sandro Roberto
10h
Circo
CIRCO FUBANGUINHO
TRUPE DA LONA PRETA (SP)
Direção: Sergio e Joel Carozzi
Classificação: Livre
Duração: 50 min
Local: Feira Livre
Rua Ladário com Rua General Rondon
Sinopse: A peça conta a história de dois palhaços que foram expulsos do picadeiro e demitidos da trupe pelo dono do circo. Desde então, tentam reconquistar seus empregos de todas as maneiras possíveis. De forma humorada, o espetáculo apresenta a contradição entre o dono do circo, que se apresenta como a ordem e eficiência, e os funcionários, apresentados como símbolos da marginalidade, ineficiência e improdutividade.
Ficha técnica: Direção: Sergio e Joel Carozzi / Elenco: Alexandre Matos, Henrique Alonso, Joel Carozzi, Sergio Carozzi e Wellington Bernado.
14h/20h30
Sarau LGBTQIA+
TERRITÓRIO PERFORMÁTICO
Local: Muhpan e Palco Rio Paraguai (Porto Geral)
Sinopse: Espaço destinado a valorização das artes produzidas pela comunidade LGBTQIA+ que inspiram e deslumbram por transparecer a liberdade, o valor histórico e social dessas expressões artísticas que transcendem a performance e o palco, tornando-se capazes de questionar o funcionamento do mundo e a maneira como os gêneros são encarados pela sociedade. Provocando o público a refletir sobre o lúdico, suas emoções, sensações e ao mesmo tempo debater política. Discotecagem, Música, Slam, Performances, Arte Circense, Amor, Brilho, Paz, Harmonia e Muita Resistência fazem parte dessa programação, confira:
[Coletivo de Arte e Cultura LGBTQIA+]
Drag Queens: Thaila Andreaze , Val Araújo e bailarinos, Danielle Oliveira, Rhay, Jackeline Pazoline e Jonateia / Dança: Grupo URBER e Kiara / Música: Malunga’Z , As Meninas do Pagode e DJ Leandro Novaes / Circo: Luis Flores / Produção Geral: Marcio Kalango e Giovanno Morrone
[Slam]
Aline Rios (Raah Conde), Melissa Rondon, Afro Queer e Isa Ramos (MS)
[Performance]
Estamos em Obra – Adovale Dias e Klarissa Faye (PE)
House Hands Up (MS)
[Música]
Show Jessica Caitano e Chico Correa (PE)
Show Monobloco (RJ)
14h30 – Oficina
19h – Cinema
CINE SOLAR
Local: Bairro Borrowiski (Sarobá)
Sinopse: O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema. O espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
15h/23h
PAVILHÃO DOS PAÍSES
Local: Praça Generoso Ponce
Av. Gen. Rondon – Centro
Artesanato de MS
O artesanato de MS é uma rica forma de expressão da cultura e do poder criativo do povo através das mais distintas técnicas de trabalho artesanal e de matérias primas. Agregado ao caráter cultural, destacamos seu viés econômico, com impacto crescente na inclusão social, geração de trabalho e renda e potencialização de vocações regionais. Participam PROART, UNEART, ARTEMS, FENART, AACCGMS, SINART, AMI e API.
Artesanato internacional
Este ano o FASP receberá expositores da Argentina, com brinquedos de mecanismos operados manualmente e que misturam o trabalho do carpinteiro com o desejo de mostrar experiências e alegrias de maneira simples e austera. Bolívia, com peças de cerâmica com elementos pré-colombianos andinos, bijuterias feitas à mão com estilo contemporâneo e miniaturas representando a vida e os costumes da vida andina. Chile, trará peças em cerâmica utilitárias decorativas contemporâneas com desenhos inspirados nas culturas indígenas do Chile. Bolsas e carteiras em couro feitas à mão com desenhos próprios. Colômbia, com representantes de dois grupos artesanais de grande importância para a cultura colombiana. Bolsas, bijuterias e vestuário que se inspiram na tradição e o conhecimento ancestral da etnia Inga, estabelecendo uma relação especial com a mãe terra. Acessórios em tear e bijuterias mantendo a memória cultural da comunidade Embera Chami narrando a história do seu território, a conexão com os espíritos e a importância da proteção. O Paraguai trará artesanatos em tecelagem, bordado, renda, chifre e pirografia em artigos de couro. Peru, com cobertores característicos da tradição local e tapeçarias com cenas figurativas, e demais peças que se tornaram emblemáticas. Já o Uruguai apresentará uma proposta urbana mantendo características típicas uruguaias, com duas representantes da Associação dos Artesãos do Uruguai – AUDA. Objetos de decoração e brinquedos fazem parte dos trabalhos. Venezuela, com suas cerâmicas e esculturas em madeira e vidro, dando forma à bijuterias, decoração e bonecos ricos em cores e detalhes.
Comercialização do Artesanato de Corumbá/MS
Stand para comercialização e divulgação do Artesanato de Corumbá/MS, promovendo o intercâmbio entre os artesãos e o público consumidor.
15h/23h
PAVILHÃO: ESPAÇO CRIATIVO
Exposição e comercialização de produtos originários de MS
Moda, literatura e gastronomia
EXPOSITORES:
ANDERSON BOSH
FABIO MAURICIO
TOUCHÉ
BOLI BOLI
ATELIÊ NAIR GAVILAN
EMÍLIA LEAL
BOCAIUVA
MI CORAZÓN
LIDYLO
WHY NOT BY GUGLIATTO
LIVRARIA HÁMOR
BADAIÁ LIVRARIA
MARIA PRETA CARTONERA
EDITORA LIFE
UBE CORUMBÁ
Local: Praça Generoso Ponce
Av. Gen. Rondon – Centro
16h/22h
Artes Visuais
GALERIA DAS ARTES
LÍDIA BAÍS, IZULINA XAVIER, JONIR FIGUEIREDO, HENRIQUE ARAKAKI, NATASHA FIGUEIREDO E SOL ZTT, ADILSON SCHEIFFER, ALDO TORRES, ILACIR GALVÃO, DESCENDENTES DE LÍDIA, COLETIVO ENEGRECER e CONFRARIA SOCIARTISTA
Local: Praça Generoso Ponce
Av. Gen. Rondon – Centro
SINOPSE: O MARCO – Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul traz para o FASP 2022 obras de seu acervo desta que é considerada uma das pioneiras das modernas artes no Estado e que nesta edição do Festival será uma das grandes homenageadas, Lídia Baís. A galeria foi pensada com os objetivos de valorizar e promover debates na contemporaneidade por intermédio do acervo do museu com a intenção de torná-lo acessível ao público e apresentar novas trajetórias artísticas nas artes visuais. Foram convidados também 10 artistas para expor com as mais diferentes linguagens plásticas. São eles: Izulina Xavier, Jonir Figueiredo, Henrique Arakaki, Natasha Figueiredo e Sol Ztt, Adilson Scheiffer, Aldo Torres, Ilacir Galvão, Descendentes de Lídia, Coletivo Enegrecer e Confraria Socioartista.
16h/21h
VISITAÇÃO AO MEMORIAL DO HOMEM PANTANEIRO
Local: Instituto Homem Pantaneiro (IHP)
Ladeira José Bonifácio, 171 – Porto Geral
Informações: 67 3232-3303
16h/21h
Exposição fotográfica
CÉU E INFERNO EM TERRAS ALAGADAS
JOSÉ MEDEIROS
Local: Instituto Homem Pantaneiro (IHP)
Ladeira José Bonifácio, 171 – Porto Geral
Informações: 67 3232-3303
16h/21h
EXIBIÇÃO DOS FILMES
“RUIVALDO, O HOMEM QUE SALVOU A TERRA”, DE JORGE BODANZKY E JOÃO FARKAS
“FINADO TAQUARI”, DE FRICO GUIMARÃES
Local: Instituto Homem Pantaneiro (IHP)
Ladeira José Bonifácio, 171 – Porto Geral
Informações: 67 3232-3303
16h30
Circo
TOMATE, PURO TOMATE
VICTOR ÁVALOS – PALHAÇO TOMATE (ARG)
Classificação: Livre
Duração: 60 min
Local: Jardim da Independência
Rua Frei Mariano com 13 de Junho
Sinopse: Tomate, Puro Tomate é um show de Manipulação de Balões, Comédia, Magia e Malabarismo. De maneira original e divertida, o espetáculo tem a pretensão de fazer rir e ao mesmo tempo de nos fazer pensar em nossos problemas como sociedade, ora com momentos inocentes, ora com momentos ácidos.
17h
Teatro
REVOLUÇÃO
TEATRAL GRUPO DE RISCO (MS)
Direção: Coletiva – Teatral Grupo de Risco
Classificação: Livre
Duração: 53 min
Local: Praça do Conjunto SEAC
Rua Projetada com Rua 17 de Março com Rua Frederico Aranda
Ladário (MS)
Sinopse: Um operário que busca melhoria de salário e ao conseguir é despedido de seu emprego. Zequinha Tapioca, também operário, tenta organizar uma revolução e se torna um dos candidatos à presidência da república. No país, é ano eleitoral. Conchavos políticos e midiáticos são travados enquanto José da Silva e sua mulher tentam sobreviver e alimentar 11 crianças. Disputa de poder, miséria e ganância, o retrato desastroso de uma pátria combalida e conspurcada.
Ficha técnica: Direção: Coletiva – Teatral Grupo de Risco / Produção: Coletiva / Elenco: Fábio Umeda, Ewerton Goulart, Fernanda Kunzler e Yago Garcia / Contra-regra: João Bosco Echeverria / Cenário: Márcia Gomes / Adereços e Figurinos: O grupo / Arte visual / Fotos: Helton Perez – Vaca Azul / Texto original: Augusto Boal adaptado pelo Teatral Grupo de Risco.
18h
Música
Palco Ladário
LULU MELLO (MS)
Local: Praça do Conjunto SEAC
Rua Projetada com Rua 17 de Março com Rua Frederico Aranda
Ladário (MS)
18h
Circo
BEBÊ A BORDO
GRUPO FLOR E ESPINHO (MS)
Roteiro: João Lima / Atuação: Anderson Lima
Classificação: Livre
Duração: 60 min
Local: Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados Heloísa Urt)
Rua Mal. Deodoro, 2.185 – Popular Nova Corumbá
Sinopse: Um Palhaço andarilho, num dia qualquer, encontra algo inesperado numa lata de lixo. Confuso entre ficar ou fugir, o que se dá a partir deste encontro é uma história com ações comoventes, cujo sentido de cuidado, sensibilidade e afetividade são estabelecidos numa narrativa que coloca o riso numa dramaturgia reflexiva e emotiva sem perder a característica da palhaçaria.
Ficha técnica: Roteiro: João Lima / Atuação: Anderson Lima / Som: Wesley IP / Técnico de Som: Ewerton Goulart / Produção: Carol Garcia / Cenário: Flor e Espinho Teatro
18h30
Dança
SILÊNCIO BRANCO
GINGA CIA DE DANÇA (MS)
Direção Geral: Chico Neller
Local: Clube Corumbaense
Avenida General Rondon, S/N – Centro
Sinopse: Silêncio Branco, o espetáculo que marca os 35 anos da Companhia coloca em cena o feminicídio e outras formas de violência impostas ao universo feminino. “Silêncio Branco”, trata de um tema social tão difícil quanto urgente: a violência contra a mulher.
Ficha técnica: Direção Geral: Chico Neller / Pesquisa: Gilbas Piva Junior / Concepção Cênica: Chico Neller / Colaboração Cênica: Diógenes Pivatto e Gilbas Piva Junior / Preparação Cênica: Arce Correia / Ensaiador: Paulo Paim / Psicóloga: Lucimeire Freitas / Desenho e Operação de Luz: Espedito di Montebranco / Figurinos Concepção e Execução: Jane Rosa/Clicya Nuccia / Trilha Sonora e Mixagem: Marcos Mendes / Técnico de Som: Evandro Dias / Assessoria de Imprensa: Contexto Mídia / Designer Gráfico e Social Media: Ederson Almeida / Fotografia e vídeo: Helton Perez / Textos: Cândida Cristina C F Magalhães e Ederson Almeida / Produção: Ginga Cia de Dança / Elenco: Ana Carolina Brindarolli, Brendon Feitosa, Diógenes Pivatto, Frantielly Icassatt, Maria Fernanda Figueiró, Patrícia Signoretti e Tanara Maciel.
18h30
Performance Musical
LÍDIA BAIS E A MÚSICA
MAESTRO EDUARDO MARTINELLI e JÚLIO CÉSAR FIGUEIREDO (MS)
Local: Galeria das Artes
Praça Generoso Ponce
Av. Gen. Rondon – Centro
Sinopse: Como foi o processo e o resultado da pesquisa e transcrição de registros musicais feitos pela própria artista ao piano. O trabalho idealizado e organizado pelo maestro Eduardo Martinelli conta com a colaboração do pianista Julio Cesar Figueredo, que desfrutou da companhia musical de Lídia Baís na década de 1980.
19h
Música
Palco Ladário
RT BANDA SHOW (MS)
Local: Praça do Conjunto SEAC
Rua Projetada com Rua 17 de Março com Rua Frederico Aranda
Ladário (MS)
19h
Dança
LOST AND FOUND
CIA. DANZA BETHANIA JOAQUINHO (PARAGUAI)
Classificação: Livre
Duração: 10 min
Ficha Técnica: Coreógrafa – Bethania Joaquinho, Bailarina – Nastia Goiburu, Música – La Catedral/Agustin Barrios ‘Mangoré’
Local: Clube Corumbaense
Av. Gen. Rondon, S/N – Centro
Sinopse: ‘’Lost and found’’ trata do medo de sair do país de origem para buscar novas oportunidades no estrangeiro. Ser migrante, artista e enfrentar os conflitos das adaptações para sobreviver e crescer em uma nova cultura.
Ficha técnica: Coreógrafa: Bethania Joaquinho / Bailarina: Nastia Goiburu / Música: La Catedral – Agustín Barrios ”Mangoré”
20h30
Música
Palco Integração
JUCI IBANEZ (MS)
Local: Praça Generoso Ponce
Av. Gen. Rondon – Centro
21h45
Música
Palco Integração
MART’NÁLIA (RJ)
Local: Praça Generoso Ponce
Av. Gen. Rondon – Centro
23h30
Música
Palco Rio Paraguai
MUCHILEIROS (MS)
Local: Porto Geral
00h40
Música
Palco Rio Paraguai
HERMANOS IRMÃOS (MS)
E CONVIDADOS:
CARMEN MONGES (PARAGUAI)
RUBEN GOLDIN (ARG)
MOINHO CULTURAL (MS)
Local: Porto Geral
Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.